Olá a todos mais uma vez!
Agora que estamos a chegar ao final da primeira etapa neste MCEM, neste portefólio dedicado à Unidade Curricular de Media Digitais, deixo aqui algumas reflexões deste meu percurso, que nem sempre se mostrou risonho mas consegui ultrapassar os obstáculos que foram surgindo, principalmente na questão do tempo, que por trabalhar durante o dia e dar formação à noite, por vezes foi complicado em gerir.
Daqui o que retiro de mais positivo, é a evolução dos nossos conhecimentos que esteve e sempre estará a acompanhar-nos neste caminho.
Desde a primeira actividade até à última, fomos sempre trabalhando em temas bastante pertinentes e que nos levaram a descobrir um mundo novo, mesmo sendo eu da área de Informática.
Na primeira actividade, onde tivemos de apresentar o perfil do estudante digital foi muito agradável termos de seleccionar e apresentar algumas características do estudante digital e posteriormente discutir em grupo, e concluir que sou uma Nativa Digital. Foi nesta actividade que realizei o primeiro trabalho em grupo para esta UC, juntamente com as colegas Sónia Santos e Telma Mendonça, que foi bastante enriquecedor, em que cada uma de nós apresentou os seus pontos de vista e conseguimos retirar o melhor desse trabalho em grupo. Aqui deixo uma citação de Marc Prensky "Os professores de hoje têm de aprender a comunicar na linguagem e estilo dos seus alunos. Isso não significa mudar o sentido do que é importante, ou de habilidades de pensamento bom", que será sempre um ponto a ter em conta na minha profissão como docente.
Na segunda actividade, tive de analisar e discutir as características na construção de uma identidade na fase da adolescência, onde me deixou a reflectir sobre alguns comportamentos que tenho acompanhado em alguns alunos que tenho adolescentes e de certa forma conseguir entendê-los melhor. Matteson (1972) refere “que na adolescência não existe uma crise”, mas eu tenho assistido a algumas situações de “crise” em alunos, mas considere que tal como Matteson, são apenas as mudanças de vários factores da vida com que se vão deparando.
Na terceira actividade, tivemos de reconhecer de que forma os media digitais influenciam na construção da identidade social dos jovens, analisando um texto disponibilizado pela professora e escolhido por nós (grupo Roxo), no nosso caso utilizamos como exemplo os Blogues nessa construção de identidade, visto que hoje em dia, o blogue é um dos meios de comunicação mais utilizados pelos jovens.
Na quarta e última actividade, foi-nos possível através da aplicação de uma entrevista a 2 jovens de sexos diferentes, caracterizar a utilização social dos media e de que forma influencia na construção da identidade e socialização dos mesmos.
Todos os conhecimentos que adquiri ao longo destes meses, foram bastante importantes e permitiram-nos retirar conclusões e reflexões através da partilha de ideias e opiniões, que me será muito útil na minha actividade profissional.