quinta-feira, 30 de junho de 2011

Olá a todos!
Tendo em mente as características identificadas nos nativos digitais e a construção de uma identidade social, deixo aqui breves reflexões sobre outros trabalhos, da qual achei pertinente focar.


De acordo com o que a Clara referiu no fórum da UC, se estes jovens a quem foram realizadas as entrevistas passam tantas horas no computador, porque razão os pais não estão mais atentos e controlam mais essas horas, bem como o que estão a fazer no computador. Com as notícias que todos os dias vemos na TV, deveriam supervisionar mais este tipo de coisas. Não se trata de confiar nos filhos, mas sim ter cuidado com os riscos que os mesmos podem correr.

Nos questionários de alguns trabalhos, na parte da segurança, verifiquei que muitos destes jovens, mesmo tendo conhecimento dos riscos que correm usam perfis reais, e disponibilizam algumas informações pessoais. Eles temem pelo acesso das suas informações pessoais por desconhecidos, no entanto, disponibilizam-nas.

Na apresentação da Gisela, que alguns colegas escolheram para comentar, um dos pontos que achei curioso foi, que tanto o rapaz como a rapariga não fazem parte de nenhuma rede social, facto que na idade deles, andando no Ensino Superior e tendo acesso a computador e Interner, é difícil de acontecer...

Daniela Santos
Depois de apresentada a actividade 4, foi-nos pedido para escolhermos um trabalho de um dos colegas e fazer algumas comparações. Por isso deixo aqui um comentário sobre o trabalho que escolhi e as razões de tal.

O trabalho que escolhi para comparação, é o do Miguel Coelho, pois em primeiro lugar chamou-me logo atenção o grafismo que escolheu para a apresentação em powerpoint, pois está bem conseguida, quer nas cores utilizadas, como nas imagens escolhidas, por isso desde já os meus Parabéns pelo trabalho conseguido. Outro motivo é por serem jovens que se encontram na África do Sul (Pretória e Joanesburgo).

O método utilizado para a realização da entrevista foi diferente. Eu realizei pessoalmente, enquanto o Miguel foi através de E-mail.
Algumas semelhanças que encontrei nos 4 entrevistados, é que todos têm computador com acesso à Internet, nenhum tem controlo parental (facto que considero estranho nos dias que correm) e fazem uso da Internet diariamente.
Todos utilizam perfis reais, embora tenham cuidados na navegação.
As principais diferenças a destacar é que ambos os jovens entrevistados pelo Miguel, dizem que não pedem permissão às pessoas que aparecem nas fotografias que publicam e até afirmam que ninguém faz isso, no entanto, os 2 jovens a quem fiz a entrevista, disseram o contrário, ou seja, ambos pedem permissão para o fazer.
Em relação ao telemóvel, apenas 1 dos 4 inquiridos faz uso do mesmo durante as aulas. Questão que tem sido muito debatida nas escolas…
Só 1 dos jovens fez compras online e foi 1 rapaz. Com o que vi noutros trabalhos disponibilizados pelos colegas, é que maioritariamente são os rapazes, que realizam este tipo de compras.
As conclusões que retiro depois de ver os trabalhos, é que em geral todos os jovens entrevistados são mesmo os Nativos Digitais, que se encontram à vontade com as Novas Tecnologias!

sábado, 25 de junho de 2011

4ª Actividade: Entrevista a jovens sobre a utilização social dos media digitais

O objectivo principal desta actividade foi caracterizar a utilização social dos media digitais pelos jovens e a sua relação com o processo pessoal de construção de identidade e de socialização.

Tivemos de dar o nosso contributo pessoal para a realização de um Guião para uma entrevista a realizar a 2 jovens (rapaz/rapariga) até chegarmos a um documento final.

Depois aplicamos a versão final a dois jovens escolhidos por nós e tivemos de analisar e interpretar os dados recolhidos, acerca da utilização social dos media digitais e tendo em conta questões teóricas trabalhadas em actividades anteriores.

Aqui fica a apresentação final com os resultados e reflexões das minhas entrevistas: