2ª Actividade: Processo de Construção da Identidade na Adolescência
O objectivo desta actividade era identificar as características e discutir o processo de construção de identidade na adolescência. Primeiro tivemos de elaborar uma síntese dos textos que foram disponibilizados para termos uma base para o nosso estudo individual. Posteriormente, tivemos de apresentar as nossas ideias e discutir o tema com os restantes colegas.
Deixo aqui, parte da minha participação nesta actividade:
Depois de ter lido os textos, fazer as minhas reflexões e ler algumas opiniões de colegas, posso finalmente escrever/apresentar o que me chamou mais a atenção nos textos em estudo, nomeadamente sobre a Construção da identidade em adolescentes!
Segundo Erikson (1972), esta construção referida anteriormente, diz respeito à definição do que a pessoa é, ou seja, tendo em conta os seus valores e o que deseja seguir na vida. Vários autores focam a palavra "crise" como sendo um período de tempestade e tensão... Alguns dos factores que influenciam, são certamente como referido no texto, a auto-estima, autonomia, mudanças na sociedade e mudanças nas relações.
Matteson (1972), contrariamente a outros autores, refere que na adolescência não existe uma crise, mas sim que os jovens são confrontados com diversas alternativas, como as mudanças corporais, e ideologias, e que daí provêm as várias mudanças num indivíduo, não sendo estas mudanças designadas por crise.
De acordo com Bosma (1994), a adolescência é o período de desenvolvimento de identidade pelas mudanças que ela comporta, no entanto, a construção de identidade não se realiza apenas na adolescência, mas sim quando se chega a uma altura em que o indíviduo faz as suas próprias escolhas, que a nível profissional, como filosofia e estilo de vida a seguir, os relacionamentos amorosos, etc. É cada vez mais tarde, que os jovens se orientam, nos aspectos referidos anteriormente, sendo a tão falada "geração á rasca" que mesmo tendo estudos não conseguem arranjar emprego, logo, não conseguem fazer investimentos nas suas vidas para deixar a casa dos pais e serem independentes.
Logo, concordo apenas que a adolescência é apenas a primeira etapa (e muito importante) onde começa a construção de identidade, mas não é aqui que termina... pois é uma construção também social e que acontece ao longo de toda a vida.
Todos os adolescentes que passam por um período de crise no processo de construção da identidade, apresentam problemas de comportamento e quando estes têm de decidir coisas mais sérias/importantes, ainda ficam mais perturbados.
Muitas das questões entre pais e filhos, têm a ver com questões mais quotidianas, como a questão dos horários e regras que têm a cumprir, as roupas que podem vestir, as companhias que andam, etc. estas questões influenciam e muito, os jovens e na maioria das vezes reflete-se no rendimento escolar e aproveito para deixão aqui duas questões que acho pertinentes neste ponto:
•Até que ponto os problemas familiares têm influência no percurso escolar dos alunos?
•Porque será que os professores falam na "irresponsabilidade" dos alunos nos dias de hoje, dizendo que os mesmos não pensam no futuro, entre outras coisas?
Deixo aqui este link, que nas minas pesquisas achei que completa todas estas minhas ideias. Esta é mais uma reflexão de uma estudante como nós.
http://www.psicologia.org.br/internacional/pscl36.htm
Daniela Santos